A vasectomia é um método cada vez mais popular para o planejamento familiar. Cada vez mais homens procuram os serviços de Urologia para deixarem de ser férteis.
Essa pequena operação, feita com anestesia local, interrompe definitivamente o canal, chamado de ducto deferente, que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra. Assim, o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais, mas sem espermatozoides.
A vasectomia é considerada um método de esterilização e não de anticoncepção, pois estes são métodos temporários como a pílula ou o DIU, usados pelas mulheres.
Após a realização da Vasectomia, o paciente para ser abster de relações sexuais por uma semana e para ser liberado para atividade sexuais desprotegidas, deve realizar um espermograma em três meses ou após 27 ejaculações, na qual deve ter como resultado azoospermia.
Uma escolha consciente para o planejamento familiar
- A vasectomia é um dos métodos de esterilização masculina mais comuns em todo o mundo.
- Estima-se que mais de 500.000 homens passem por vasectomia a cada ano apenas nos Estados Unidos.
- A taxa de sucesso da vasectomia é alta, com menos de 1% dos casos apresentando gravidez após o procedimento.
Reversão de vasectomia
Embora a vasectomia possa ser revertida por meio de uma operação muito mais delicada, o potencial de fertilidade do homem vai caindo proporcionalmente ao tempo em que ele passa vasectomizado. Assim, se antes da operação ele tinha uma capacidade de 100% de conseguir uma gravidez, depois de 10 anos esta capacidade vai ser de 40%.
Isto acontece porque quando os deferentes são interrompidos, os testículos continuam a produzir espermatozoides, mas como esses não conseguem ser ejaculados vão morrendo e sendo absorvidos pelo sangue.
Consequentemente, formam-se substâncias no sangue contra esses espermatozoides, que são considerados como estranhos. Estas substâncias são os anticorpos. Se o paciente se submete à reversão da vasectomia, os seus espermatozoides, quando novamente ejaculados, já não vão funcionar como antes da vasectomia por causa desses anticorpos.
Preservação de espermatozoides
Por esta razão, a decisão pela vasectomia tem que ser bastante consciente, pois ela implica uma perda da fertilidade; além disto os métodos alternativos de anticoncepção estão cada vez mais eficientes e com menos efeitos colaterais. O casal tem que levar em consideração que a vida é dinâmica e uma decisão tomada aos 28 anos pode não fazer mais nenhum sentido aos 38 anos, principalmente para o homem que é fértil até praticamente a morte.
Uma maneira eficaz, embora cara e não acessível a todos, é a preservação de espermatozoides em bancos de sêmen que pode funcionar como um seguro. Caso no futuro o casal ou o homem, com uma nova parceira, deseje uma nova gestação o sêmen congelado pode ser inseminado na mulher com altas chances de sucesso.
Avaliada com cuidado e realizada nos homens indicados a vasectomia é uma excelente forma de esterilização, que não traz riscos maiores à saúde e nem influencia a função sexual.
Fonte Bibliografica:
Portal da Urologia - SBU
Aspectos emocionais e de relacionamento relacionados à vasectomia
- A decisão de fazer a vasectomia é muitas vezes um processo compartilhado entre o homem e sua parceira, envolvendo discussões sobre a paternidade e o planejamento familiar.
- Estudos mostram que a satisfação com a vasectomia é alta, e a maioria dos casais relata uma melhora na vida sexual e redução do estresse relacionado ao medo de gravidez indesejada.
- O apoio psicológico e o aconselhamento pré e pós-operatório podem ajudar os casais a lidar com quaisquer preocupações ou ansiedades relacionadas à vasectomia.
O Dr. Marco Basso está aqui para te ajudar!
Com mais de 20 anos de experiência no tratamento das doenças do trato urinário, o Dr. Marco Basso é um médico especialista em urologia comprometido em oferecer uma avaliação completa e individualizada para cada paciente. Utilizando métodos diagnósticos modernos, ele determina o tratamento mais adequado para cada caso específico.
O Dr. Marco Basso realiza cirurgias minimamente invasivas, empregando técnicas avançadas para garantir resultados eficazes. Além disso, ele também realiza procedimentos endoscópicos em casos selecionados.
Se você busca cuidados especializados para suas necessidades urológicas, agende uma consulta com o Dr. Marco Basso e conheça as opções terapêuticas disponíveis para você.